Obrigado a todos que fizeram isso possível: Leia mais

Construindo um site acessível


Description

Na última década, a expansão prodigiosa da Internet vem revolucionando as formas de comunicação, de acesso à informação e de realização de negócios em todo o mundo. Mas a que se deve este fenômeno? Basicamente, deve-se ao seu potencial para atingir instantaneamente um grande número de pessoas, independentemente de localização geográfica e de contexto sócio-cultural.

O computador e a Internet representam um enorme passo para a inclusão de pessoas com deficiência, promovendo autonomia e independência. Muitas vezes, a deficiência não é severa o suficiente a ponto de tornar-se uma barreira à utilização do computador. Entretanto, na maioria das páginas da Web, as pessoas cegas ou com baixa visão, pessoas com deficiência auditiva, com dificuldade em utilizar o mouse, por exemplo, encontram barreiras de acessibilidade que dificultam ou impossibilitam o acesso aos seus conteúdos.

Neste contexto, a inacessibilidade de sítios eletrônicos exclui uma parcela significativa da população ao acesso às informações veiculadas na internet. A acessibilidade à Web refere-se a garantir acesso facilitado a qualquer pessoa, independente das condições físicas, dos meios técnicos ou dispositivos utilizados. No entanto, ela depende de vários fatores, tanto de desenvolvimento quanto de interação com o conteúdo.

Nossa intenção com essa palestra é de mostrar algumas dicas de como construir um site acessível, mostrando os erros mais comuns e apresentando soluções para estes. Além disso disponibilizaremos insumos sobre este assunto, tais como livros, cartilhas, links, artigos entre outros.

Essa palestra é baseada no Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico - eMAG 3.1, um documento de recomendações de acessibilidade construído para nortear o desenvolvimento web acessível no Brasil, o qual os autores desta palestra também são colaborares.

Melhore esta página