Obrigado a todos que fizeram isso possível: Leia mais

Desenvolvendo Linguagem Maker Inclusiva em Python


Description

Uma das grandes dúvidas quando se decide apresentar conceitos de computação, em especial lógica de programação, é a de como abordar esses tópicos para crianças e adolescentes de forma acessível e que os motive. Para discutir e encontrar alternativas para isso surgiram alguns estudos com propostas. Esse palestra será baseado na proposta do Construcionismo. Relacionado com o Construcionismo está a cultura Maker (“faça você mesmo”) e o projeto Arduino. Seguindo esses conceitos, foi desenvolvido uma linguagem de alto nível, chamada Fazedores, que permite utilizar alguns periféricos relacionados a Arduino.

A linguagem Fazedores traz a facilidade de programação em alto nível e em português e a “beleza” dos componentes de Arduino: LED, Buzzer, Sensores, Potenciomentro, Botão e Sensor de toque. Junto com a linguagem foi desenvolvida uma plataforma amiguavel para os usuários (público alvo: crianças e adolescentes).

A palestra irá abordar como a linguagem Fazedores e toda a plataforma que compõe o projeto foi realizado em Python. As facilidades e dificuldades dessa implementação e a necessidade de mais projetos como esse.

Detalhes

Melhore esta página