Obrigado a todos que fizeram isso possível: Leia mais

Guia de otimização de consultas em PostgreSQL exemplificado com casos reais


Description

A sessão visa demonstrar, partindo do zero, um roteiro para realizar a otimização de consultas em PostgreSQL, com dados de um ambiente real de produção. Este ambiente caracteriza-se por quatrocentas e cinquenta bases, de diferentes tamanhos, em um cluster PostgreSQL replicado em cascata, no qual são emitidos aproximadamente cento e cinquenta mil documentos fiscais por mês.

Inicialmente serão abordados parâmetros de configuração que nos auxiliam na geração de um arquivo de log relevante para o tema. De posse deste arquivo, a análise será feita de duas maneiras: utilizando o pgbadger, ou via shell scripts unidos a planilhas de cálculo. Este último método facilita a comparação histórica do comportamento do banco de dados. Em seguida, o comando EXPLAIN será abordado, bem como os comandos de atualização das estatísticas do otimizador de consultas, de garbage collection e sua automatização.

No tocante a otimização, será descrito o uso de índices e seu custo em termos de tempo e utilização de espaço. Também serão apresentadas alternativas para reduzir o espaço por eles utilizados. Apesar da excelente performance do otimizador genérico de consultas (Generic Query Optimyzer) a ordenação de JOINs pode, em casos específicos, resultar em ganhos de performance. Ato contínuo, serão demonstradas as formas de utilização de Common Table Expression e Window Functions, recursos que auxiliam na otimização de consultas e que mesmo sendo muito eficientes, tem o uso pouco difundido. Common Table Expressions podem ainda ser aliadas em cenários de bancos de dados replicados em que a réplica é utilizada como uma base somente-leitura.

Detalhes

Melhore esta página