Obrigado a todos que fizeram isso possível: Leia mais

Puppet, Ansible, Salt: Maturidade, Simplicidade e Flexibilidade


Description

Puppet, Ansible e Salt são 3 das principais ferramentas livres de gerência de configuração no cenário atual (some a elas apenas Chef e CfEngine e temos todos os principais atuais nomes dessa categoria).

As 3 ferramentas tem crescido muito nos últimos anos, se tornando cada vez mais populares. As necessidades de gerenciar ambientes em escalas cada vez maiores, o crescimento de metodologias ágeis e da cultura DevOps, entre outros fatores, tem tornado cada vez mais necessárias e pervasivas a automação de processos e testes, e a abordagem de infraestrutura como código.

O objetivo da palestra é apresentar o básico sobre cada ferramenta e sobre o "ecossistema" de cada uma, comentar e discutir as principais diferenças entre elas e fornecer aos participantes uma série de referências e incentivos para que eles possam descobrir mais e avaliar qual a mais adequada para os seus ambientes.

Serão mostrados alguns exemplos de código fazendo a mesma tarefa em cada uma, e caso o tempo permita também será feito um brevíssimo demo de ferramentas de dashboard/controle para elas, mostrando a execução de receitas de código. Para isso será utilizado um ambiente Vagrant que estou criando no meu github com as várias ferramentas e exemplos prontos para uso: https://github.com/dgmorales/vagrant-cfgmgmt-sandbox.

A palestra já foi apresentada em um Meetup DevOps Carioca em abril/2016, e os slides utilizados naquela ocasião estão disponíveis em http://dgmorales.info/talks/cm-pas.

Detalhes

Melhore esta página